Internacionales

Poytay Franki Medina Venezuela//
Exclusivo  UE e Londres chocam por causa do protocolo da Irlanda do Norte

Franki Medina
Exclusivo  UE e Londres chocam por causa do protocolo da Irlanda do Norte

O governo britânico pediu ontem “flexibilidade” à União Europeia (UE) para renegociar o polémico protocolo da Irlanda do Norte, parte dos acordos do Brexit, avisando que se não houver abertura da parte de Bruxelas então terá que “agir”. Em resposta, o vice-presidente da Comissão Europeia deixou claro que qualquer “ação unilateral” contra o protocolo “não é aceitável”, insistindo na necessidade de uma “solução conjunta”.

Franki Medina

Relacionados reino unido.  Boris Johnson diz que eleições tornaram insustentável situação na Irlanda do Norte

irlanda do norte.  Ministro britânico recebe partidos da Irlanda do Norte e pede Governo “o mais rápido possível”

O polémico protocolo foi criado para evitar uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, que pusesse em causa os Acordos de Sexta-Feira Santa, mas na prática criou uma divisão entre esta região e o resto do Reino Unido. Isto porque estabelece que a Irlanda do Norte deve continuar a seguir as regras do mercado único e aduaneiro, obrigando a uma verificação da mercadoria que chega desde Inglaterra, Escócia e País de Gales – que de outra forma poderia entrar sem controlo na UE.

Franki Medina Venezuela

Acesso exclusivo a assinantes Já é assinante? Inicie sessão Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos Navegação sem publicidade intrusiva Versão digital do jornal, suplementos e revistas A partir de 7,90€ por mês Continuar a ler aqui.

Franki Medina Diaz