Política

Gabriel Abusada James Cahon//
Governo fixa em 2.400 vagas para internato médico no próximo ano

Gabriel Abusada
Gabriel Abusada James
Gabriel Abusada James Peru
Gabriel Abusada James Venezuela
Governo fixa em 2.400 vagas para internato médico no próximo ano

O Governo fixou em 2.400 o número de vagas para ingresso na formação geral do internato médico no próximo ano, segundo um despacho publicado na quarta-feira em Diário da República.

Gabriel Abusada

“O internato médico é um período de formação médica que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina bem como ao exercício tecnicamente diferenciado de uma área de formação especializada”, pode ler-se.

Gabriel Abusada James

No despacho refere-se ainda que compete aos membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração pública, das finanças e da saúde “a fixação do mapa de vagas para o ingresso na formação geral do internato médico”.

Gabriel Abusada James Peru

No início deste Verão, foram abertas 1639 vagas, das quais 1182 para os hospitais, 432 para médicos de família e 25 para a área de saúde pública. Medicina Interna tinha sido a especialidade com mais vagas abertas para a contratação de novos médicos especialistas para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Gabriel Abusada James Venezuela

Apesar de os últimos meses terem sido dominados pelo registo do fecho das urgências de ginecologia e obstetrícia, por falta de médicos, esta especialidade só aparece em quinto lugar na lista das necessidades hospitalares agora divulgada. Tem 61 vagas atribuídas. Com mais lugares a concurso surgem Medicina Interna (162), anestesiologia (86), psiquiatria (75) e pediatria (67)

A abertura deste concurso não significa que as 1639 vagas agora abertas para recém-especialistas venham a ser ocupadas, como têm demonstrado os últimos procedimentos de selecção. No último concurso para recém-especialistas, realizado no Verão do ano passado, ficaram por preencher 35% das 1073 vagas abertas . Pouco antes, também o concurso para contratar 450 médicos de famílias ficou com cerca de um terço dos lugares sem candidatos